Antes de responder para quem a psicanálise é indicada, é importante saber um pouco sobre seu histórico. No século XX, muitas pessoas procuravam Sigmund Freud, criador da teoria psicanalítica, para tratar sintomas bem específicos, como a fobia, por exemplo. Porém, com o passar do tempo, a psicanálise foi se transformando e se atualizando na sua forma de pensar e trabalhar a clínica. Atualmente, podemos tentar definir a psicanálise como uma ética do bem dizer ou “uma cura pela palavra”, como apontou Contardo Calligaris.
A psicanálise é indicada para pessoas que:
A psicanálise proporciona diversos benefícios, como:
A psicanalista Julia Kristeva (2004) comenta em seu livro As novas doenças da Alma sobre o público da psicanálise, segundo ela:
“A psicanálise não é reservada aos doentes mentais, mas a todos aqueles que se interrogam sobre si próprios e sobre o seu lugar no mundo. É uma prática que pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e para a melhoria da qualidade de vida.”
De forma simplificada, a psicanálise é recomendada para todas as pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento psíquico e que, além disso, buscam refletir sobre sua própria história. Por fim, a psicoterapia psicanalítica é uma jornada pessoal que pode levar tempo, mas que traz grandes benefícios para quem se dedica a ela.